TRABALHO REMOTO NA PRÁTICA: COMO SE ORGANIZAR PARA TER OS MELHORES RESULTADOS

Com a Pandemia que tomou conta do mundo diversas empresas e organizações, além de governos em todo o planeta estão liberando os funcionários e colaboradores para o trabalho Remoto, ou tele trabalho!

No Brasil não temos essa Cultura de trabalho remoto, então, como atuar nessas circunstancias? como ser produtivo sem estar no ambiente do trabalho?

Na minha ultima postagem eu falei um pouco sobre a ferramenta Teams, da microsoft, você pode ler aqui, agora resolvi falar algo mais voltado ao trabalho remoto.

Na minha carreira como consultor atuei diversas vezes de forma remota, e com isso, consegui ter experiencia com o trabalho remoto e manter a produtividade em alta.

Segue alguns itens que acredito que sejam diferenciais para o trabalho remoto:

Tenha um local apropriado para trabalhar  É muito importante ter um canto dedicado ao trabalho. Seja um pequeno escritório ou uma mesa organizada em algum cômodo da casa, é fundamental não trabalhar da cama ou do sofá, por exemplo. Com um cantinho organizado para o dia a dia no trabalho, a pessoa poderá organizar melhor e ainda preparar o espaço para as conferências online ou qualquer tipo de interação que tenha que fazer no espaço.  

Respeite os Horários, Respeite os compromissos.

Mantenha o respeito Trate os outros como gostaria de ser tratado, lembre-se o trabalho remoto exige mais do profissional.

Respeite a privacidade alheia Muitas vezes outros profissionais estarão também em Home Office, em caso de vídeo conferencia, ou ligação telefônica, respeite a privacidade alheia, evite comentários desnecessários, foque no trabalho.

Seja pontual O trabalho remoto não é FOLGA REMOTA, você estará a trabalho, no seu horário, com seus compromissos! respeite sua agenda, respeite o horário dos outros profissionais!

Colegas, não amigos.

Cuidado ao dar apelidos aos colegas Esqueça essa pratica, apelidos não fazem bem em um ambiente de trabalho na maioria das vezes as pessoas não gosta disso, muitos até aceitam, mas, muito, por uma questão de educação e para manter um ambiente mais “leve”.Recomendo que procure manter o profissionalismo, em uma conferencia muitas vezes não estamos vendo o ambiente totalmente então tome cuidado ao querer apelidar alguém.

Brincadeiras devem ter limites Se você quer brincar, então aguarde o termino de expediente! na hora do expediente, principalmente no trabalho remoto, não é uma boa ideia ter muitas brincadeiras! como disse no item anterior, não estamos vendo o ambiente como um todo! o trabalho remoto muitas vezes nos permite atuar em diversas tarefas ao mesmo tempo! as vezes em falar com diversas pessoas sobre diversos assuntos correlatos! se for brincar pegue leve!

Tenha bom senso ao se vestir Trabalho remoto não é praia remota! vista-se com uma roupa que possa te identificar no ambiente de trabalho! evite camisetas, cabelo despenteado, comer enquanto está fazendo conferencias, etc… tenha bom senso!

Tenha boa vontade Trabalho remoto não é OCULTAÇÃO REMOTA! esteja presente! seja solicito com seus colegas de trabalho, esteja por dentro do que esta acontecendo com o time inteiro! procure ajudar e esteja disponível.

Cumpra suas obrigações Você não deve fazer o trabalho uma exceção, o trabalho remoto não é uma autorização para resolver assuntos pessoais, seja proativo, compra com suas obrigações, respeite os prazos, evidencie suas atividades, esteja presente e não ausente!

Cuidado com o tom de voz
O tom de voz e algo importantíssimo! cuidado ao falar, cuidado ao falar de mais! mais do que falar se preocupe em ouvir o que a o time tem a dizer! ajuste o microfone e antes de iniciar uma conferencia pergunte se o áudio esta bom, se preocupe com o conforto de quem esta te ouvindo.

Respeite a pausa para o almoço
Horário de almoço é horário de almoço! respeite o seu e do seus colegas de trabalho também.

Seja bem-educado com clientes e colegas
Seja educado! ao entrar em uma sala de conferencia ou reunião remota, comprimente as pessoas, se identifique, a educação é vital em tudo!

Conclusão

O trabalho remoto não deve ser tratado com irresponsabilidade, é necessário estarmos cientes que o profissionalismo deve transcender nossa presença física.

Sejamos conscientes e respeitosos com as organizações, publicas ou privadas, com nossos colegas de trabalhos, com nossas famílias e principalmente conosco mesmo.

O trabalho Remoto exige mais do trabalhador, espero que todos estejam cientes disso.


2 comentários sobre “TRABALHO REMOTO NA PRÁTICA: COMO SE ORGANIZAR PARA TER OS MELHORES RESULTADOS

Deixe um comentário