Por que devemos usar o PowerShell no O365? nos últimos dias estive bem ocupado implementando diversas ferramentas do O365 em diversos lugares, e se não fosse o PowerShell tudo teria ficado muito mais difícil!

Devemos usar o PowerShell em tudo, tudo mesmo! o problema e que muitos não sabem absolutamente nada sobre PowerShell, então vamos começar uma nova serie sobre PowerShell no O365! e para iniciar vamos entender o por que devemos usar essa ferramenta poderosa!

Historia do PowerShell

O PowerShell é um grande Framework da Microsoft, sua função principal e de automatizar tarefas e gereciamento de configurações.

O PowerShell permiti aos administradores realizar tarefas administrativas em sistemas Microsoft Windows remotos e locais, inicialmente apenas em sistemas operacionais Windows, mas, a partir de 18 de agosto de 2016 tornou-se código aberto e multiplataforma.

Atualmente os produtos da linha “Server” da Microsoft devem fornecer suporta à automatização via PowerShell, segundo o Common Enginneering Criteria o PowerShell é integrado como componente opcional do Windows Server 2008, habilitado por padrão no Windows Server 2008 R2, menos instalação core, os sistemas operacionais desktop Windows 7, Windows 8 e Windows 10 também são habilitados por padrão para utilizar o PowerShell.

Se você utiliza o Windows XP SP2, Windows Vista ou Windows Server 2003, o PowerShell pode ser baixado gratuitamente.

Por que você precisa usar o Office 365 PowerShell?

Com o centro de administração do Microsoft 365, você pode gerenciar não apenas suas contas de usuário e licenças do Office 365, mas também os serviços do Office 365, como Exchange Online, Teams e SharePoint Online.

 No entanto, você também pode gerenciar esses elementos com os comandos do Office 365 PowerShell, aproveitando um ambiente de linha de comando e linguagem de script para obter velocidade, automação e recursos adicionais.

Neste artigo inicial sobre PowerShell no O365 vamos abordar os assuntos abaixo:

  • Revele informações adicionais que você não pode ver no centro de administração do Microsoft 365
  • Configurar recursos e configurações somente possíveis com o Office 365 PowerShell
  • Executar operações em massa
  • Filtrando dados
  • Imprimir ou salvar dados
  • Gerenciar entre serviços

Para iniciar temos que entender que o PowerShell no O365 é um serviço de módulos ou seja, você pode ter acesso a suas contas do O365 mas, sem os módulos do Exchange Online você não consegue administrar o seu correio na nuvem! logo, devemos saber o que queremos e muito poder nem sempre é uma coisa boa.

PowerShell alem do Centro de Administração

Apesar do Centro de Administração ter algumas informações relevantes sobre os usuários e ainda alguma flexibilidade podendo ser escolhido qual coluna será visualizada, quando comparamos o nível de informação que temos com o PowerShell fica claro a absoluta vantagem da linha comando

Demostração de usuários

Algumas informações são bem claras e é exatamente o que você precisa, mas, imagine se você precisa de algum detalhe a mais sobre as contas acima, por exemplo a localidade geográfica de cada conta! o esforço administrativo seria muito grande em um elevado numero de usuários! com PowerShell podemos conseguir informações em massa de forma mais simples.

Dados em massa

Utilizando filtros podemos realizar diversas pesquisas mais objetivas e com respostas mais assertivas.

Filtro para exibir apenas os usuários localizados no Brasil.

Usuários localizados no Brasil

O Office 365 possui recursos que você só pode configurar com o Office 365 PowerShell

Sim, é verdade! o Centro do comando do O365 é literalmente bem simples! na verdade ele foi construído no intuito que apenas sejam realizadas ali tarefas simples, com menos complexidade! Com isso tarefas mais audaciosas necessitam do PowerShell para serem executadas!

Um exemplo disso é o Skype Online, ou Skype for Business! e mais um tanto de tarefa executada pelo Exchange Online! vamos ver isso em novas postagens!

Por isso prefira sempre o PowerShell!

O Office 365 PowerShell facilita a impressão ou a salvamento de dados

Com o Office 365 PowerShell é possivel não apenas exibir a lista, mas, salvá-la em um arquivo que pode ser facilmente importada para o Exce.

Felizmente, você pode usar o Office 365 PowerShell para não apenas exibir a lista, mas salvá-la em um arquivo que pode ser facilmente importado para o Excel. Aqui está um comando de exemplo para salvar os dados do usuário do Skype for Business Online em um arquivo de valores separados por vírgula (CSV), um arquivo que pode ser facilmente importado como uma tabela em uma planilha do Excel:

Get-MsolUser | Select DisplayName, UserPrincipalName, UsageLocation | Export-Csv -Path “C:\Logs\SfBUsers.csv” -NoTypeInformation

Conclusão

O PowerShell é a alma do O365, não existe administração do O365 sem utilizar o PowerShell!

Nas proximas postagens vamos explorar como administrar o Office 365 usando o PowerShell, desta forma vamos informando e aprendendo sobre essa ferramenta poderosa.

Conforme demostrei acima o O365 possui uma gama de informações que apenas o portal de administração não consegue ser uma ferramenta ideal para administração.

A utilização do PowerShell é necessária para que de forma profissional o administrador consiga entregar mais qualidade em sua administração.

Se você não sabe usar o PowerShell, aprenda! se você acha que sabe usar o PowerShell, continue aprendendo! Não se permita ser um administrador de portal Web! vá mais longe!