Recuperar mensagens excluídas na caixa de correio de um usuário no Microsoft 365

Infelizmente isso ainda é um ponto de muitas duvidas para muitos administradores, como recuperar mensagens excluídas?

Hoje vamos mostrar como recuperar as mensagens de e-mail que foram excluídas na caixa de um usuário, Isso inclui itens que são excluídos permanentemente (limpos) por uma pessoa (usando o recurso Recuperar Itens Excluídos no Outlook ou no Outlook na Web (anteriormente conhecido como Outlook Web App) ou itens excluídos por um processo automatizado, como a política de retenção atribuída às caixas de correio do usuário.

Nessas situações, os itens limpos não podem ser recuperados por um usuário. Mas os administradores podem recuperar mensagens limpas se o período de retenção do item excluído para o item não tiver expirado.

Utilizando o Power Shell

Vamos utilizar o Cmdlet Get-RecoverableItens que esta disponível tanto no Exchange local e no serviço de nuvem, nosso Exchange Online.

Use o cmdlet Get-RecoverableItems items para exibir itens excluídos em caixas de correio. Depois de localizar os itens excluídos, use o cmdlet Restore-RecoverableItems para restaurá-los.

A Sintaxe de ambos os comandos eu coloco abaixo:

Get-RecoverableItems

   -Identity <GeneralMailboxOrMailUserIdParameter>

   [-EntryID <String>]

   [-FilterEndTime <DateTime>]

   [-FilterItemType <String>]

   [-FilterStartTime <DateTime>]

   [-LastParentFolderID <String>]

   [-ResultSize <Unlimited>]

   [-SourceFolder <RecoverableItemsFolderType>]

   [-SubjectContains <String>]

   [<CommonParameters>]

Executando o PowerShell

Get-RecoverableItens -identiy chesley@chesley.com.br

Podemos executar diversos tipos de filtros para recuperar um conjunto de mensagens, por exemplo:

Get-RecoverableItems -Identity chesley@chesley.com.br -SubjectContains “teste123” -FilterItemType IPM.Note

Este exemplo retorna todas as mensagens excluídas recuperáveis disponíveis com o assunto especificado na caixa de correio

Agora um filtro por data de itens recuperáveis por data e selecionando itens para analise visual.

Get-RecoverableItems -Identity chesley.@chesley.com.br -FilterItemType IPM.Note -FilterStartTime “2/1/2018 12:00:00 AM” -FilterEndTime “2/5/2023 11:59:59 PM”|select LastParentPath,OriginalFolderExists,SourceFolder,LastModifiedTime

Observação:

É possivel escolher onde a pesquisa vai acontecer, por exemplo, se quiser pesquisar algum agendamento excluído, alguma tarefa ou arquivo, utilize o parâmetro -FilterItemType

O parâmetro FilterItemType filtra os resultados pelo valor da propriedade MessageClass (ItemClass) especificado do item excluído. Por exemplo:

  • IPM. Agendamento (Reuniões e compromissos)
  • IPM. Contato
  • IPM. Arquivo
  • IPM. Nota
  • IPM. Tarefa

Utilizando o portal para recuperar os itens excluídos

  1. No novo EAC, navegue até Destinatários > Caixas de Correio.
  • Selecione a caixa de correio para a qual você deseja recuperar mensagens excluídas e clique no nome de exibição.
  • Em Mais ações, clique em Recuperar itens excluídos.
  • Insira valores para cada um dos critérios de filtro nas listas suspensas.
  • Clique em Aplicar filtro.

Conclusão

De forma simples e eficiente podemos recuperar itens excluídos no próxima postagem vamos abordar sobre a restaurar uma caixa de correio inativa e qual a diferença entre restaurar e recuperar uma caixa de correio inativa!


Deixe um comentário