O SharePoint deve substituir os servidores de arquivos?

Minhas respostas sendo curto e grosso é NÃO.

Muitos afirmando que o SharePoint Online pode e deve substituir seus servidores de arquivos, devemos pensar não apenas no fato de usarmos o ambiente de nuvem, mas, principalmente na viabilidade técnica em fazer essa opção.

É uma prática recomendável? Eu sempre recomendo a adoção do Azure File, SharePoint não é servidor de arquivos e ponto final.  

Armazenamento X Colaboração

O armazenamento de arquivos não é a mesma coisa que a colaboração de arquivos. O SharePoint Online não é uma boa solução de armazenamento de arquivos para todos os cenários. Portanto, os servidores de arquivos são uma solução de armazenamento melhor nos seguintes cenários:

Os servidores de arquivos são preferidos para armazenamento de documentos grandes. O SharePoint lida melhor com documentos um pouco menores e temos algumas restrições, neste link você pode verificar as restrições do SharePoint Online

Quando falamos de redirecionamento e backups os servidores de arquivos são de fato muito melhores, o ambiente do sharepoint online dependem de uma serie de fatores (licenciamento) para termos um plano de backup melhor e os redirecionamentos não são suportados.

Azure Files

Como solução para você migrar seu file Server para a nuvem da Microsoft recomendo fortemente a adoção do Azure Files, os arquivos do Azure fornecem compartilhamentos totalmente gerenciados, podem ser acessados de qualquer lugar do planeta, utilizam SMB ou NFS. Os compartilhamentos NFS podem ser acessados por clientes Linux ou macOS.

Além disso, os compartilhamentos de arquivos SMB do Azure podem ser armazenados em cache em Windows Servers com Sincronização de Arquivos do Azure para acesso rápido, perto de onde os dados estão sendo usados.

Os compartilhamentos de arquivos do Azure podem ser usados ​​para:

Migre seus servidores File Server locais para o Azure File Server:

Você pode substituir totalmente seus servidores locais pela solução de nuvem Azure File, ou complementar o ambiente local! Vai depender de suas necessidades.

Os sistemas operacionais Windows, Macos e Linux podem montar os compartilhamentos do Azure File de qualquer lugar do planeta.

Os compartilhamentos de arquivos SMB do Azure também podem ser replicados com o Azure File Sync para Windows Servers, no local ou na nuvem, para desempenho e armazenamento em cache distribuído dos dados em que estão sendo usados. Com o lançamento recente do Azure Files AD Authentication , os compartilhamentos de arquivos SMB do Azure podem continuar a funcionar com o AD hospedado no local para controle de acesso.

Principais benefícios

Acesso compartilhado.  Com a utilização e suporte aos protocolos SMB e NFS você pode substituir perfeitamente seus compartilhamos locais por compartilhamentos na nuvem.

Totalmente gerenciado.  Muito simplificado, você não precisa se preocupar com sistema operacional e hardware, ou seja, não temos preocupação com correção, alertas de falhas etc..

Scripts e ferramentas . Os cmdlets do PowerShell e a CLI do Azure. Você pode utilizar diversos recursos para montar os compartilhamentos de arquivos do Azure, além de utilizar o portal do azure e o gerenciador de armazenamento do Azure.

Resiliência. Sempre disponíveis! Assim foi projetado o Azure File e dessa forma diga a Deus a ter que acordar e se preocupar com quedas de energia ou ainda falhas no ambiente local que impacte nos servidores de arquivos.

Bom pessoal, acredito que essa discussão não acabe aqui, e se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto eu peço que você pesquise bastante e não suba seus arquivos para a nuvem apenas por uma questão de moda.

Pense tecnicamente e nos impactos que sua organização pode ter a longo prazo.


Um comentário sobre “O SharePoint deve substituir os servidores de arquivos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s