Quem nunca passou por isso, colaborador sai da organização e é necessário que outro colaborador tenha acesso aos e-mails e arquivos do colaborador que saiu, ou, ainda, o colaborador que saiu volta para a organização com uma conta nova e precisa ter acesso aos dados antigos!
Nessas horas surgem as dúvidas em muitos administradores, o que fazer? Existem algumas opções e vamos percorrer elas agora!
O Exchange Online permite que você preserve o conteúdo das caixas de correio excluídas indefinidamente. Esse recurso é chamado de caixas de correio inativas. Uma caixa de correio se torna inativa quando um bloqueio in-loco ou uma retenção de litígio é colocada na caixa de correio antes que a conta de usuário do Office 365 correspondente seja excluída. O conteúdo de uma caixa de correio inativa é preservado indefinidamente. Isso permite que administradores, responsáveis pela conformidade ou gerentes de registros usem o recurso Descoberta Eletrônica In-loco no Exchange Online para acessar e pesquisar o conteúdo de uma caixa de correio inativa. As caixas de correio inativas não podem receber emails e não são exibidas no catálogo de endereços compartilhado da sua organização ou em outras listas.
- Recuperar a caixa de correio Inativa
Se o ex-funcionário retornar à sua organização ou se um novo funcionário for contratado para assumir as responsabilidades de trabalho do ex-funcionário, você poderá recuperar o conteúdo da caixa de correio inativa. Esse método converte a caixa de correio inativa em uma caixa de correio nova e ativa que contém o conteúdo da caixa de correio inativa. Depois de recuperada, a caixa de correio inativa não existe mais.
- Restaurar uma Caixa de Correio inativa
Se outro funcionário assumir as responsabilidades de trabalho do ex-funcionário ou se outro usuário precisar acessar o conteúdo da caixa de correio inativa, você poderá restaurar (ou mesclar) o conteúdo da caixa de correio inativa em uma caixa de correio existente.
Qual é a principal diferença entre recuperar e restaurar uma caixa de correio inativa?
Quando uma caixa de correio é RECUPERADA ela é convertida em uma nova caixa de correio, isso mesmo, UMA NOVA CAIXA DE CORREIO, o que significa que a caixa de correio inativa depois de recuperada não existe mais e quaisquer alterações que foram realizadas afetarão o conteúdo que estava originalmente em espera na caixa de correio inativa!
Quando optamos pela RESTAURAÇÃO o conteúdo e meramente copiado, isso mesmo, COPIADO, o que significa que o conteúdo original é preservado e quaisquer alterações no conteúdo de cópia não vai afetar o conteúdo original.
Como Recuperar uma caixa de Correio Inativa?
Você deve usar o PowerShell do Exchange Online para recuperar uma caixa de correio inativa. Você não pode usar o Centro de administração do Exchange (EAC) ou o portal de conformidade do Microsoft Purview para este procedimento.
Com o Cmdlet abaixo conseguimos visualizar todas as caixas Inativas
Get-Mailbox -InactiveMailboxOnly | Format-List Name,DistinguishedName,ExchangeGuid,PrimarySmtpAddress

Ao Localizar a caixa que deseja recuperar você pode verificar com o Cmdlet abaixo as propriedades da caixa postal inativa.
Get-Mailbox -InactiveMailboxOnly -Identity chesley.rocha

O processo de recuperação pode ser feito da seguinte forma:
Crie uma variável que contenha as propriedades da caixa de correio inativa.
$InactiveMailbox = Get-Mailbox -InactiveMailboxOnly -Identity chesley.rocha
- Como exemplo estou usando uma conta que eu criei e deletei (chesley.rocha)
Quando executamos a variável criada temos o seguinte resultado

Agora vamos utilizar as propriedades obtidas no comando anterior e recuperar a caixa de correio inativa para uma caixa de correio ativa, no caso, a caixa chesley.silva
New-MailboxRestoreRequest -SourceMailbox $InactiveMailbox.DistinguishedName -TargetMailbox chesley.silva@chesley.com.br -TargetRootFolder “chesley.rocha”
Ao executar o Cmdlt acima um trabalho de restauração e iniciado.

Quando executamos o cmdlt acima temos a seguinte visão no Outlook, com todos os dados da conta inativa recuperada.

Seguindo os passos acima conseguimos recuperar uma caixa de correio inativa, lembre-se da consequência da recuperação e tenha cuidado ao executar.
Na próxima postagem vamos restaurar uma caixa de correio inativa! Aguardo vocês na próxima!
Oi muito legal seu blog bem claro
vc fez o restaurar
Restaurar uma Caixa de Correio inativa
CurtirCurtir