O Covid-19, também conhecido de coronavírus assusta o mundo em uma velocidade impressionante, bastaram apenas dois meses que esse vírus colocasse o mundo de joelhos.

A microsoft disponibiliza desde o ultimo dia 10/03 alguns recursos da ferramenta Teams para todos os usuários, e assim, apoiar as empresas que permitiram seus colaboradores a trabalhassem remotamente.

Agendamento de reuniões para videoconferência, que podem ser gravados, funcionalidade essa que esta no pacote pago da ferramenta foi liberada gratuitamente, inclusive sem restrição quanto a quantidade de pessoas que fazem parte de uma equipe.

Anunciado pelo vice-presidente executivo da companhia, Jean-Philippe Courtois, Ele destacou ainda que os recursos estarão disponiveis por 6 meses.

 “Nossa principal preocupação é o bem-estar dos nossos funcionários e o suporte aos nossos clientes para lidar com o impacto nos negócios durante esse período desafiador”, revelou. “Para muitas pessoas e organizações, a videoconferência e outras funcionalidades do Teams estão desempenhando um papel importante”. Jean-Philippe Courtois

Consciente da situação mundial, o executivo ainda pontou que a Microsoft apoia a saúde e a segurança publica, e com o trabalho remoto ajuda a otimizar o trabalho de milhares de pessoas.

Utilizando o Teams

Visão geral
Depois que sua organização tiver acesso ao Teams, você poderá: baixar o aplicativo da área de trabalho, acessar o Teams pelo navegador ou fazer o download do aplicativo móvel.

Times e Canais
Para iniciar sua colaboração no trabalho em equipe, você precisa de uma equipe. A criação de equipes é fácil e realizada em poucos cliques, exigindo um nome de equipe e uma descrição; isso permite que os membros da equipe sejam adicionados.

Cada equipe tem subseções, chamadas canais, e um canal geral será criado automaticamente. Você pode ter vários canais em uma equipe; por exemplo, você pode ter uma equipe de ‘Marketing’ e, em seguida, canais como ‘Mídia social’, ‘Lançamento de produto’, ‘Blogs’ etc. Ou uma empresa pode ser uma equipe e os canais podem se relacionar com os departamentos – você pode escolher qualquer que seja a roupa a maneira de trabalhar da sua organização. Sempre que houver uma nova notificação ou atividade, o canal ficará em negrito

Guias do canal
Cada canal tem suas próprias guias na parte superior. A conversa (bate-papo em grupo), os arquivos (documentos compartilhados) e o Notes (OneNote compartilhado) são criados automaticamente e você pode adicionar suas próprias guias.

Conversação
As conversas são um dos principais recursos das equipes, permitindo que cada equipe tenha uma discussão centralizada que seja salva e facilmente pesquisável. As conversas são o componente central em que todo o trabalho em equipe é gravado – do compartilhamento de arquivos às videochamadas.

Exemplo de uma Conversa no Teams

O uso de @ menções permite marcar participantes ou até equipes inteiras para notificar outras pessoas. Os usuários que olharem para as Conversas verão facilmente onde foram mencionados pelo símbolo vermelho @ para destacar áreas de importância para eles. Além disso, seu aplicativo da área de trabalho notificará você por meio de um alerta. Além da marcação, os usuários podem “curtir” o conteúdo e compartilhar emoticons ou GIFs.

Arquivos
Na janela do Teams, você pode executar uma variedade de tarefas diretamente nessa janela ou navegador, para evitar alternar entre aplicativos diferentes. Essas tarefas incluem a capacidade de excluir, baixar, mover arquivos, abrir, copiar, editar ou obter um link para compartilhar com outras pessoas, oferecendo todos os principais recursos que você obteria nos aplicativos nativos.

Criando Arquivos com o Teams

Você também pode iniciar um bate-papo em grupo ao lado do arquivo, para permitir discussões em equipe enquanto todos trabalham nos arquivos – e essa conversa aparecerá no seu segmento de conversa.

Arquivo criado e disponível

Notas
O Notes leva você ao OneNote compartilhado pela equipe. Nas equipes, você pode visualizar e editar o OneNotes (diretamente na janela Equipes) ou clicar para editar no aplicativo OneNote.

Adicionando guias
Como mencionado, além dessas três guias automáticas, você também pode adicionar as suas próprias, que atualmente incluem Planner, planilhas do Excel, documentos do Word, painéis do Power BI e muito mais.

Os produtos da Microsoft podem ser facilmente adicionados agora, mas também existem muitas integrações futuras nas equipes, como a integração com o Asana. Com a integração entre sistemas sendo tão vital para o trabalho em equipe, podemos esperar ver muito mais parcerias e integrações prontas para uso!

Menu
No lado esquerdo, você pode navegar para diferentes áreas das equipes, como bate-papos, reuniões, arquivos e atividades. A maioria deles é bastante auto-explicativa:

Atividades: mostra as últimas atividades das equipes das quais você faz parte.

Bate-papo: mantém as conversas do Skype for Business, fornecendo um histórico completo de bate-papo. No entanto, para um bate-papo dentro de uma equipe, você deve usar o menu Equipes e manter o bate-papo em grupo em ‘Conversa’.

Equipes: uma visão geral de todas as suas equipes das quais você faz parte e permite que você faça uma busca detalhada em cada canal das equipes. Também é aqui que você pode criar equipes.

Reuniões: a guia Reuniões puxa suas reuniões do Outlook e também permite agendar reuniões na guia Reuniões que são enviadas para uma Equipe. Se você deseja agendar outras reuniões com usuários ou indivíduos externos, ainda precisará usar o Outlook, pois a guia Reunião de Equipes serve apenas para agendar uma reunião com uma Equipe. (Lembre-se de que o objetivo é a colaboração da equipe, não o gerenciamento de calendários).

Arquivos: nos Arquivos, você pode localizar e exibir rapidamente arquivos no OneNote, OneDrive e no Teams (armazenados em seus próprios sites do SharePoint). Também há uma guia “Recente” muito útil para que você possa acessar rapidamente os documentos mais recentes em que estava trabalhando, além de um atalho para seus downloads.

Admin
O Microsoft Teams já é um ótimo produto, pois permite grande flexibilidade e oferece muitas possibilidades. No entanto, como mencionado anteriormente, a introdução ao Teams também pode trazer alguns efeitos indiretos, o que pode causar dores de cabeça de administrador. Felizmente, no Admin do Office 365, você pode controlar as configurações do Teams no painel de controle Grupos. Nas configurações de administrador, você pode controlar quem pode criar equipes, quais recursos são ou não permitidos, como videoconferências, compartilhamento de tela ou imagens animadas ou se extensões podem ser usadas. Isso fornece o controle necessário para permitir a governança de acordo com a política da sua organização e garante que você possa manter o controle sobre o aplicativo. Saiba mais aqui.

Conclusão


O Microsoft Teams já é uma oferta robusta e se beneficia de muitos novos recursos e integrações. Melhor ainda: desde a nova direção da Microsoft sob Satya Nadella, os comentários e críticas sobre os produtos foram bem recebidos, com a Microsoft agindo ativamente com base no feedback do público. O Microsoft Teams possui um programa de feedback simples e você pode ver as sugestões mais populares e ver quais são planejadas com base no número de votos positivos. Essas solicitações e outros recursos podem ser vistos no roteiro público do Office 365. Isso realmente mostra o compromisso de criar um produto voltado para as necessidades do usuário, por isso temos uma ótima sensação sobre o Microsoft Teams.

O que o torna ainda mais atraente é o fato de ele estar incluído no Office 365. Para usuários do Office 365, isso significa que aqueles que já estão o uso de outro software de trabalho em equipe pago pode remover a despesa de licença, e aqueles que não são podem obter acesso a um novo aplicativo útil que os concorrentes podem estar usando – sem nenhum custo extra.

Fonte: https://www.chorus.co/resources/news/microsoft-teams-a-beginners-guide-to-teams-in-office-365