Como proteger as informações no Microsoft 365?O Backup é a melhor opção? – Parte 1

No ambiente de nuvem do Microsoft 365, as informações de sua organização estão protegidas? Você tem certeza de que consegue recuperar todos os dados de um usuário?

Geralmente sempre escuto que sim, e sempre tem alguém que afirma que isso é possível por que a Microsoft toma conta de tudo, faz o backup e nunca vamos ter perda de dados, será? A Microsoft oferece a todos nós um serviço de altíssimo nível, mas o foco principal e manter a infraestrutura, a Microsoft delega as organizações a responsabilidade sobre os dados.

É um erro acreditar que a Microsoft faz backup por você e isso tem custado caro a muitas organizações.

Devemos ter backup no ambiente de nuvem?

É uma pergunta bem complexa de se responder, o valor que os dados possuem no local são o mesmo para os dados que estão na nuvem e isso deveria ser uma regra!

Quando estamos no ambiente local ninguém questiona o valor do backup, mas, vejo sistematicamente questionamentos no ambiente de nuvem e isso é uma triste verdade!

Muitos administradores se pautam apenas por ter algum licenciamento mais abrangente, mas não resolve ter o licenciamento e não ter as features habilitadas! no universo do Microsoft 365 as organizações muitas vezes estão totalmente indefesas e com todos os documentos em risco, exatamente por ter apenas o licenciamento e não ter nada ou quase nada implementado.

O Backup e o ambiente de nuvem

Bom, a Microsoft só faz backup limitado para o sharepoint online e não aceita backups do Exchange Online, Teams, Planner, Yammer ou outros aplicativos, é isso mesmo.

Ainda não temos APIs projetadas para backups para seus aplicativos em nuvem e hoje em dia os fornecedores de backup recorrem a protocolos ou APIs que não são projetadas para transmitir grandes quantidades de dados, temos então um bom problema se seu ambiente for muito grande.

O resultado disso e que temos uma situação muito ruim, onde algumas cargas de trabalho são muito fáceis de fazer backup e restauração e outras não.

Por exemplo, para fazer backup do SharePoint Online é relativamente fácil, mas, para restaurar os grupos e equipes do Microsoft 365 de forma que eles voltem a funcionar normalmente e bem mais complexo.

Muitas organizações necessitam do backup por diversos fatores e vou citar alguns:

  1. Alterações maliciosas, por ransomware ou algum funcionário descontente.
  2. Erros por exclusão de mensagens em massa
  3. Políticas de retenção falhas
  4. Falhas no provedor de serviços de nuvem
  5. Requisitos legais e de conformidade
  6. Gerenciamento de implantações híbridas de e-mail e migrações para o Microsoft 365
  7. Estrutura de dados do Teams

Esses são apenas alguns pontos que mais vejo acontecer…

O Modelo de responsabilidade

Na matriz de responsabilidade os clientes são resposaveis pelos dados, assim, sendo bem direto, se você não protege os dados não cobre os provedores para que eles façam isso, seus dados, suas informações, sua responsabilidade.

Em minha visão a decisão de utilizar um backup tradicional e de cada empresa e deve ser bem analisada pelo time tecnico.

Algumas considerações devem ser analisadas com muito cuidado antes de decidir por um backup tenha plena certeza de como funciona o ambiente do Microsoft 365, custo e complexidade para implementar uma solução de backup e a rapidez com que os dados podem ser recuperados do backup devem ser levados em conta.

Como mitigar o Backup no Microsoft 365

Para mitigar a utilização do backup no microsoft 365  temos que entender a fundo toda a gama tecnologica que esta disponivel para os inquilinos e como podemos utiliza-las.

E para isso temos que fazer uma imersão total em nossas organizações é necessário conhecer os nossos dados, nossas informações para assim podermos protege-lós.

O que vem por ai?

Nas proximas postagem vou fazer uma imersão total sobre o tema “Conhecer, Proteger e Evitar as perdas de dados” Onde vou mostrar de forma tecnica como podemos configurar nosso tenant para evitar problemas de perda de dados.

Na proxima postagem vamos trabalhar com as opções do Microsoft 365 para podermos conhecer os nossos dados!


2 comentários sobre “Como proteger as informações no Microsoft 365?O Backup é a melhor opção? – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s